(61) 3963-6306
(61) 3964-5985
Área Restrita Condômino Síndico

BLOG

Home > condominio > A importância da contabilidade para…

A importância da contabilidade para seu condomínio

8 de Março de 2019
Nenhum comentário

No Brasil a contabilidade para condomínios não é obrigatória, mas a contratação de um escritório de contabilidade pode evitar muitas dores de cabeça para o síndico e claro, para todos os condôminos. Neste post iremos citar alguns motivos pelos quais a contratação do serviço de contabilidade pode se tornar um excelente investimento.

Clareza nos dados financeiros

A maioria das discussões em condomínios ocorrem por motivos financeiros. E o síndico normalmente é o alvo, pois é dever dele prestar contas mensal e anualmente, tendo sempre a mão documentos que comprovem tais números. Porém, em diversos casos os síndicos não têm esse entendimento financeiro, o que coloca em risco a saúde financeira do condomínio e sua manutenção.

Por isso que na maioria das vezes é indicado para os síndicos que tenham uma contabilidade especializada, pois isso traz mais confiança e com toda a certeza a rotina dele quanto a prestação de contas ficará mais facilitada.

Ordem Fiscal

Outro de muitos problemas que o síndico precisa enfrentar é a burocracia fiscal. Normalmente o síndico em questão não tem formação nem conhecimento sobre esses assuntos, o que pode acarretar e problemas que se estenderão para tributos que o condomínio deveria pagar e por vezes pode deixar de regularizar, o que irá trazer mais gastos posteriormente.

Já com uma contabilidade especializada a garantia que o condomínio terá situação fiscal legal é 100% por cento. Dessa forma toda pressão que cairia sobre os ombros do síndico será resolvida pela contabilidade contratada, fazendo assim que nenhuma obrigação legal seja deixada para trás.

Patrimônio

Como tudo que precisa ser controlado, o patrimônio do condomínio não pode ficar para trás.  É preciso saber quais itens foram adquiridos, quais foram depreciados e de que forma controlar as informações de patrimônio e de qual forma não criar despesas que possam prejudicar em um futuro o patrimônio.

Toas essas informações devem ser apresentadas nos informes mensais, anuais e constar nos balancetes. Quanto se tem uma contabilidade fazendo esse gerenciamento de informações, fica mais difícil a omissão ou distorção de informações sobre tais compras, além da garantia de que tudo foi feito legalmente. Então, essa é mais uma maneira de garantir a idoneidade das ações tomadas em prol do condomínio.

Tributos 

Uma boa gestão dos tributos que são pagos ao Governo pode trazer corte de gastos desnecessários. Pois muitos dos tributos que estão sendo pagos, podem estar sendo cobrados mais de uma vez. Dessa forma a contabilidade se responsabiliza pela gestão tributária, fazendo com que o condomínio não pague valores indevidos, o que irá ajudar a direcionar mais verba para outras áreas que podem ser melhoradas.

Orçamento

Mesmo sendo uma instituição sem fins lucrativos, um condomínio deve estar sempre com suas finanças em dia e com verbas disponíveis para eventuais melhorias ou imprevistos.

Assim sendo, um dos pontos positivos em contratar uma contabilidade é a possibilidade também de se ter um suporte de consultoria financeira, pois, assim pode ajudar o condomínio a diminuir custos, fazer previsões de gastos em obras e o que isso impactaria a longo prazo.

Contudo, todas as decisões são tomadas em assembleias para que todos os condôminos analisem a proposta em questão.

Deseja contratar uma contabilidade para seu condomínio?

Na hora de escolher a contabilidade para seu condomínio pesquise profissionais especializados e com grande experiência na área.

A Pontual Assessoria Contábil foi constituída em julho de 2007, com o objetivo de prestar serviços a condomínios, empresas comerciais e para empresas prestadoras de serviços. Temos uma equipe qualificada e eficiente comprometida em superar as expectativas dos nossos clientes. Atuamos com seriedade, transparência e, sobretudo, respeito. Prezamos sempre pela qualidade do atendimento, estando prontos para atende e satisfazer as necessidades dos clientes.

Gostou das dicas e quer saber mais? Confira os demais arquivos do nosso blog e confira mais materiais sobre contabilidade para condomínios e como ela pode ajudar você.

Até a próxima!

 

Sobre o Autor:

pontualassessoriacontabil

Comentários:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe seu comentário:

Mensagem:
Nome:
Email:

*