(61) 3963-6306
(61) 3964-5985
Área Restrita Condômino Síndico

BLOG

Home > Sem categoria > Contabilidade na empresa: entenda a…

Contabilidade na empresa: entenda a importância para clínicas médicas

20 de agosto de 2018
Nenhum comentário

Esse é conteúdo para você que pretende abrir uma clínica médica ou já tem uma em aberta, mas tem dúvida em contratar uma assessoria contábil!

Ter o auxílio da contabilidade na empresa é essencial. Afinal, gerenciar todos os documentos e manter as finanças em ordem tomam tempo e exigem conhecimento técnico. Para as clínicas médicas, a situação não é diferente, pelo contrário!

No momento em que o profissional de medicina decide montar uma empresa e trabalhar de forma autônoma e regularizada, surgem diversas obrigações que precisam ser tratadas com seriedade para evitar problemas e dores de cabeça.

Então, para que você entenda como um contador pode ajudá-lo, abordaremos o assunto neste texto. Confira:

Abertura da empresa

No momento de abrir a empresa, o contador poderá ajudar na escolha do melhor tipo de sociedade a ser constituída.

Essa decisão é de extrema relevância, uma vez que a partir dela são definidos os impostos e as obrigações tributárias.

Por exemplo: se a clínica for montada por dois ou mais médicos que optarem pela constituição de uma sociedade simples, o ISS será devido em valor reduzido e o pagamento deverá ocorrer a cada três meses.

Porém, se na sociedade algum membro não for médico, a constituição deverá ser por quotas de responsabilidade limitada, e o pagamento do ISS será sobre o faturamento mensal, com alíquota própria em cada município.

Controle financeiro

Manter as finanças em ordem é importante porque só assim será possível saber os lucros, as despesas, os setores que precisam de investimentos e aqueles em que você pode economizar etc.

Acontece que manter relatórios, controlar fluxo de caixa e elaborar demonstrações contábeis demandam tempo e exigem conhecimento.

Com uma boa assessoria contábil, os médicos não precisarão se preocupar com essas tarefas e não correrão risco de problemas com a fiscalização.

Isso porque esses documentos são exigidos pelo fisco e, caso não sejam apresentados da forma correta, é possível que haja condenação na obrigação de pagar multas que são aplicadas em valores muito altos.

Cumprimento da legislação em vigor

A assessoria contábil também auxilia no cumprimento da legislação. Conforme sabido, as clínicas médicas precisam estar registradas na junta comercial e devem ficar em dia com o sindicato patronal, o Conselho Regional de Medicina, a Previdência Social etc.

Essas obrigações envolvem diversos órgãos e muita burocracia, então contar com profissionais qualificados faz diferença e reduz o risco de erros.

Além disso, os contadores também poderão auxiliar no cumprimento das obrigações trabalhistas e fornecer informações seguras sobre os pagamentos devidos.

Isso é importante para reduzir o número de reclamações judiciais e de condenações por descumprimento de obrigações relacionadas ao fornecimento de documentos e de relatórios ao Ministério do Trabalho, por exemplo.

Planejamento tributário

Assim como em todas as empresas, as clínicas médicas também devem pagar muitos impostos, e a carga tributária prejudica os investimentos.

Contudo, com um bom planejamento tributário é possível encontrar estratégias lícitas para reduzir o impacto desses tributos sobre a atividade, o que contribui muito para o crescimento da empresa.

Para isso, é preciso ter o apoio de profissionais qualificados, que conhecem a fundo a realidade financeira do negócio e que fazem um acompanhamento contínuo das necessidades diárias.

Contar com a assessoria de um bom escritório de contabilidade na empresa, com certeza trará mais segurança para as suas ações e permitirá que você dedique o tempo aos pacientes e às ações específicas da carreira.

 Fonte:

https://medicalbox.com.br/blog/contabilidade-na-empresa-entenda-a-importancia-para-clinicas-medicas/

Sobre o Autor:

pontualassessoriacontabil

Comentários:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe seu comentário:

Mensagem:
Nome:
Email:

*